Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Plano Municipal de Saneamento Básico passa por revisão em João Monlevade


Plano Municipal de Saneamento Básico passa por revisão em João Monlevade

Construção é realizada em etapas para identificar deficiências e apontar possíveis soluções

A Prefeitura Municipal de João Monlevade, por intermédio do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), está revisando o seu Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico. A empresa EME Engenharia Ambiental é a consultoria contratada para elaboração do documento. A construção é realizada por etapas e incluiu diagnóstico, prognóstico, acompanhamento e mobilização social.

Nesta segunda-feira (23), os comitês executivos, de coordenação e representantes da empresa se reuniram para discutir a elaboração e as fases do Plano de Saneamento. O diretor do DAE, José Afonso Martins, destacou a importância da participação de representantes das secretarias municipais na revisão do Plano. “Cada um tem uma participação muito importante para projetarmos a realidade do município daqui para frente. O Plano é de 2011 e está desatualizado, por isso, a necessidade de um trabalho mais detalhado”, disse.

Sobre o Plano

O Plano Municipal de Saneamento, conforme explicou o engenheiro ambiental e sanitarista da empresa EME Engenharia, Pedro Guedes, visa estabelecer um planejamento das ações de saneamento em João Monlevade em seus quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais. A revisão atende à legislação federal e à Política Estadual de Recursos Hídricos, bem como outras legislações vigentes no âmbito do saneamento.

Pedro Guedes reforçou também que o Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento indispensável para a elaboração da política pública de saneamento e o monitoramento dos resultados alcançados. “O documento elaborado em conjunto auxilia o município e melhora a vida das pessoas. Além de ser requisito para a contratação ou concessão de serviços, bem como para o recebimento de recursos financeiros da União”, destacou.

Em João Monlevade, a revisão do Plano passará por oito fases. Entre elas, a formulação de um Plano de Trabalho e o diagnóstico, onde cada uma tem seu objetivo específico. Atualmente, o município está na fase de Diagnóstico Setorial, que é caracterizada com visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), aterro sanitário, Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom), postos de saúde e hospital, além de acompanhamento da coleta de lixo urbana e limpeza na cidade. 


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 25/01/2023