Prefeitura Municipal de João Monlevade
Serviço implantado pela atual administração completa um ano e meio de funcionamento
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já efetuou mais de 18 mil diárias de hospedagem de pacientes e acompanhantes na Casa de Apoio, em Belo Horizonte, desde sua criação, em outubro de 2022.
A Casa de Apoio, que fica situada no bairro Floresta, acolhe usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em procedimentos médicos na capital mineira, além de seus acompanhantes, com indicação médica para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O serviço foi implantado de forma inovadora pela atual administração em 2022 e no local os usuários podem tomar café da manhã, almoçar e tomar café da tarde. Além disso, o paciente que necessita pernoitar no local tem direito a todas as refeições, incluindo o jantar. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, desde sua implantação, 18.591 usuários já foram acolhidos pelo serviço até o mês de abril.
A paciente Stela Martins de Almeida, de 42 anos, ressaltou a importância da Casa de Apoio para os usuários de João Monlevade. “Esse serviço é importantíssimo. É maravilhoso para quem necessita. Ser acolhido em um momento que precisamos é muito bom. Demonstra mais que atenção e carinho com os pacientes, é uma questão de dignidade e de respeito ao próximo. Se não fosse a Casa de Apoio, agora, por exemplo, eu estaria na rua, sem proteção e segurança. Só temos a agradecer”, destacou a paciente.
Para a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, é um orgulho ver o pleno funcionamento da Casa de Apoio para os pacientes de João Monlevade, numa das várias iniciativas que demonstram o cuidado do governo municipal com o bem-estar da população. “Tão logo assumi a Secretaria de Saúde, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro me solicitou como uma das prioridades do governo a contratação da Casa de Apoio em Belo Horizonte, pois ele não queria ver ninguém de João Monlevade esperando atendimentos ou o retorno para a cidade na rua. Sendo assim, desde outubro de 2022 todos os pacientes que fazem tratamento fora do domicílio pelo SUS e seus acompanhantes têm um local digno com acolhimento e refeições, podendo, assim, aguardar com tranquilidade a volta para casa, após consulta ou exames na capital”, afirma Raquel.
Última modificação em 07/05/2024
Faça login em sua conta