Prefeitura Municipal de João Monlevade
A Prefeitura de João Monlevade, através da Controladoria Interna, realiza a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial), na próxima quarta-feira, 30, a partir das 13 horas, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. O tema é “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública“.
O objetivo é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
Para abordar eixos temáticos da conferência, estará presente a analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Suzana Kroehling Rodrigues Ferreira.
Em seguida haverá eleição de delegados representando a sociedade civil, o poder público e os conselhos de políticas públicas que defenderão as propostas de Monlevade na etapa estadual da Consocial em março de 2012, em Belo Horizonte.
Governo transparente
Desde o início, em 2009, a Administração do prefeito Gustavo Prandini adotou diversas medidas que proporcionam a transparência do Governo municipal. Uma delas aprovada pela Câmara Municipal é a emenda à Lei Orgânica de João Monlevade que estabeleceu a Lei da Ficha Limpa municipal.
Com esta medida, João Monlevade passou a ser um dos primeiros municípios do Brasil a proibir a nomeação ou designação de pessoas que foram condenadas pela Justiça por atos ilícitos para a direção de autarquias, fundações ou empresas públicas municipais.
A implantação da Controladoria Interna como órgão autônomo, a reativação de conselhos municipais e a publicação dos gastos públicos no portal da transparência são outras ações de transparência da Prefeitura implementadas pelo Governo Gustavo Prandini.[foto2]
Última modificação em 28/11/2011
Faça login em sua conta