Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Secretaria de Saúde mobiliza atendimento no PA para casos suspeitos de


Secretaria de Saúde mobiliza atendimento no PA para casos suspeitos de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade está disponibilizando uma enfermeira no Pronto Atendimento para realizar triagem dos casos suspeitos de dengue. A medida é necessária para agilizar o atendimento a esses pacientes, possibilitando que os exames laboratoriais sejam realizados e o tratamento tenha início o mais rápido.
Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor retrorbitrária (atrás dos olhos), manchas vermelhas no corpo e dor nas articulações. A Secretaria de Saúde pede que as pessoas que estiverem com esses sintomas procurem imediatamente o atendimento médico.
A Secretaria de Saúde entrará em contato com os municípios da região para solicitar que seja montando um plano de contingência nesses locais, a fim de que os pacientes das cidades vizinhas possam receber atendimento onde residem.

Segundo a VISA, foram notificados 310 casos suspeitos de dengue em João Monlevade, sendo que 36 estão confirmados. Ainda esta semana, a Vigilância divulgará o resultado do Levantamento de índice rápido do Aedes aegypti – LIRAa, que apontará detalhadamente a situação da doença na cidade e os locais com o maior número de focos. Esse relatório ajudará a Admisnitração Municipal a planejar novas medidas de contenção da dengue.

Para tentar evitar um surto de dengue na cidade, a VISA conta com o fumacê, que há duas semanas realiza pulverização de inseticidas para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Segue abaixo os próximos bairros que receberão o fumacê, sempre a partir das 16 horas:
• 3ª Feira, 19/03: Nossa senhora  Aparecida e Mangabeiras;
• 4ª Feira, 20/03: Carneirinhos e Rosário;
• 5ª Feira, 21/03: Lourdes República e Aclimação;
• 6ª Feira, 22/03:  Santa Bárbara , Industrial
O fumacê já foi aplicado nas regiões dos bairros Cruzeiro Celeste, Petrópolis, Loanda, Belmonte, Novo Cruzeiro, Santa Cecília, Sion, Campos Elísios, São Geraldo, Santo Hipólito, Vera Cruz, Ernestina Graciana, Promorar e Teresópolis.

A VISA alerta que as residências que estiverem recebendo o fumacê devem estar com as janelas abertas para receber o produto. Gaiolas de pássaros e alimentos devem ser protegidos com tecidos, a fim de se evitar possível contaminação.
Como já noticiado, quase a totalidade dos focos estão dentro das residências. Por isso, a VISA pede que a comunidade denuncie lotes, casas e terrenos que estão fechados para que os proprietários sejam notificados e providenciem a limpeza e a manutenção necessária através do telefone 3851-8100, procurar o setor de Posturas.  As situações de risco podem ser denunciadas através do telefone 3852-3021, VISA.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 18/03/2013