Prefeitura Municipal de João Monlevade
Com apoio da Prefeitura, UFOP João Monlevade promoverá Festival de Inverno
João Monlevade terá sua primeira versão do Festival de Inverno, realizado pela UFOP
“Em tempos diversos” aparece com o intuito de resgatar a cultura local e difundi-la a outros ritmos, sensações e gostos. As atrações musicais do evento vão do rock ao MPB e pretendem agitar a cidade entre os dias 18 a 28 de julho, período em que acontece a extensa programação do Festival de Inverno.
A Prefeitura de João Monlevade e a Fundação Casa de Cultura apoiam o evento.
A empreitada cultural contará também com a SEDA - Semana Audiovisual, que parte da iniciativa de produtores locais e soma de forma significativa as atrações do evento. Durante a SEDA, serão oferecidas oficinas de cobertura colaborativa, produção de áudio para vídeo, palestra, exibições de filme e lançamento de um curta produzido na cidade, além de apresentações musicais e intervenções teatrais.
O I Festival de Inverno da UFOP em João Monlevade vem trazendo a tradição ouropretana para a nossa cidade, além do desenvolvimento tecnológico e a promoção da cultura para o município. Na programação, há atração para todos os gostos e público, com apresentações de teatro, música e dança, artistas e grupos locais e regionais, e conta até com uma atração internacional, além de oficinas de artesanato e teatro, debate com docentes da UFOP e sociedade local, e outros inúmeros eventos que visarão a inserção da comunidade acadêmica local no debate e criação da nossa realidade.
Segue abaixo a programação final do evento:
1º FESTIVAL DE INVERNO UFOP JOÃO MONLEVADE
“Em tempos Diversos”
Período: 18 a 28 de julho de 2013
18 de Julho – Quinta-feira
17h
Intervenção
Equipe entregando flyer com a programação geral do Festival, e convidando para o lançamento do documentário “Tambores do Morro”
Local: Praça do Povo
Duração: 30 minutos
18h
Grupo Teatral Trupe Dom
Apresentação teatral com a Trupe DOM, de São Domingos do Prata
Classificação: livre
Duração:
Local: ICEA/UFOP
19h
Abertura Oficial - Sessão Solene e apresentação do grupo Esboço
Convidados: Parceiros e apoiadores, artistas, autoridades locais, professores da UFOP
Duração: 1h30
Classificação: 14 anos
Local: Salão de Eventos do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade
Capacidade: 300 pessoas
21h
Lançamento da SEDA – Semana do Áudio Visual: Exibição do filme Elena
A SEDA é realizada pelo Coletivo 7faces e está integrada à programação do Festival de Inverno.
Sinopse do documentário “Elena”: Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento, Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.
Classificação: 12 anos
Duração: 82min
Local: Salão de Eventos do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade
Capacidade: 300 pessoas
Entrada gratuita
19 de julho – Sexta-feira
19h
Programação SEDA - Lançamento: Documentário/Curta Tambores do Morro
Curta-metragem contando um pouco da história “do Tambores do Morro” – um grupo de percussão e tambores, formado por crianças e adolescentes da região do Cruzeiro Celeste, em João Monlevade, criado através de um projeto social na região. Esse documentário foi realizado através de uma parceria entre o Coletivo 7faces e F Imagens.
Classificação: Livre
Duração: 7min
Local: Salão de Eventos do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade
Capacidade: 300 pessoas
19h30
Apresentação do projeto “Desplugados” - F Imagens
Classificação: livre
Duração: 30min
Capacidade: 300 pessoas
Local: Salão de Eventos do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade
21h
Pacotinho da SEDA - Show com Marcela D’Moraes
Marcela D’Moraes começou a ter contato com a música muito cedo: aos 3 anos de idade já “batucava” no ritmo certo e aos 7 anos teve seu primeiro contato com violão e nunca mais parou. Aos 10 anos participou do Festival da Canção em Alvinópolis/MG, onde foi criada e levou o prêmio de revelação entre alguns outros nos anos seguintes. Se mudou para Ipatinga em 2005 quando se tornou profissional, apresentando em diversos locais e aumentando seus conhecimentos musicais. O marco mais importante de sua carreira foi a aprovação do seu Projeto Cultural pela Prefeitura de Ipatinga, onde interpretou o show “Grandes e Imortais”, cantando e contando a vida de Adoniran Barbosa, Noel Rosa e Vinícius de Moraes.
Classificação: 12 anos
Duração: 1h30
Local: Salão de Eventos do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade
22h30
Pacotinho da SEDA - Show com Mike Santos
Convidados: D. Fátima
Duração: 1h30
Capacidade: 300 pessoas
Local: Salão de Eventos do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade
Entrada: 1 kg de ração a ser doado para o canil municipal
20 de julho – Sábado
15h às 17h
Oficina de cobertura colaborativa
Responsável: Casa Fora do Eixo Minas
Release: A proposta da Cobertura Colaborativa é uma alternativa sustentável, livre e simples para cobrir qualquer tipo de evento e aproximar pessoas da produção do mesmo. É esperado que os participantes consigam visualizar como se dá o fluxo de cobertura de um evento, desde o planejamento à pós-produção, de uma forma simples, rápida e eficiente, através do uso de midias livres e do compartilhamento de conteúdo. Adaptando-se à equipe disponível através de escalas de revezamento e um planejamento de conteúdo, postagem e abordagem, que costumam ser intimistas e livres. A Cobertura Colaborativa é um exemplo prático de como se dá a lógica colaborativa de trabalho e processos de formação livre.
Classificação: livre
Nº Vagas: 25
Local: ICEA/UFOP
16h
SEDA em Chamas - Apresentação Teatral
Espetáculo Antônio de Karina pra lá de Nordestina
Responsável: Grupo Sô Teatral (Ouro Preto)
O espetáculo narra a história de um rapaz que mora em uma cidadezinha do interior chamada Nordestina, que de tão pequena nem existe no mapa. Os habitantes de Nordestina, aos poucos, vão deixando a cidade em busca de uma vida melhor. Em determinado momento, Karina, por quem Antônio é completamente apaixonado, decide ir para o mundo em busca do seu sonho de ser atriz. Em uma tentativa de impedi-la, Antônio promete trazer o mundo e oferecê-lo a Karina.
Classificação: Livre
Local: Praça do Povo
17h30
Intervenção
Apresentação do grupo de dança Legião dos Extraordinários
Duração: 20 min
Classificação: Livre
Local: Praça do Povo
16h às 18h
Oficina de Áudio para criação de vídeos
Responsável: Marcelo Sputnik - Jornal Brasil PQP
Oficina de Áudio Visual para criação de vídeos, com o propósito de divulgar, documentar e registrar o 1º Festival de Inverno UFOP Campus João Monlevade.
Usando a plataforma WEB, durante todo o festival os integrantes desta oficina iram atuar como Órgão de Imprensa Oficial do Festival através de WEB TV, disponibilizando para a imprensa local, Release com textos, fotos e vídeos do evento. Ao final desta oficina teremos um acervo de todo que aconteceu durante o festival: oficinas, shows, intervenções culturais etc.
Público-alvo: alunos da UFOP
Nº Vagas: 20
Local: UFOP - Sala de Informática
17h às 19h
Palestra sobre o TNB (Portal Toque no Brasil) e Nova Música Brasileira
Responsável: Casa Fora do Eixo Minas
Ministrantes: Gabriel Murilo e Talles Lopes
Local: ICEA/UFOP
21h
Pacotinho da SEDA - Show com a Banda Derramasters
Celebrando o derrame de cada dia, e sem se preocupar em ficar presa em somente um estilo, a banda Derramasters mescla várias vertentes do Rock em suas músicas. Buscando no trash metal a velocidade e a brutalidade, no heavy metal todo o peso e fantasia de suas letras, no hard rock os riffs poderosos, no punk toda a revolta. Tudo isso com um toque de psicodelia e de paixão pela música.
Integrantes:
Cristian Preto - Vocal
Leandro D2 - Guitarra/Violão
Guilherme - Guitarra/Violão/Gaita
Mário Brós - Bateria
Thiago - Contra-Baixo
Duração: Aproximadamente 1h40
Classificação: 12 anos
Local: Praça do Povo
23h
Pacotinho da SEDA - Show com a Banda Heroes of the Hells
Formada em 1998, a banda vem sendo reconhecida pela qualidade com que interpreta grandes clássicos do Rock mundial, o que vem conquistando a fidelidade do público e atraindo cada vez mais pessoas a cada apresentação. Em seu repertório traz grandes bandas como Deep Purple, Ozzy Osborne, Black Sabbath, Megadeth, Metalica, Iron Maiden, Dio e Rush.
Integrantes:
Leonardo – Vocal/Guitarra
Gustavo Cazita- Baixo
Vinícius Marques - Bateria
James Jamerson - Guitarra
Duração: Aproximadamente 2h
Local: Praça do Povo
21 de julho – Domingo
15h
Piquenique da ACORDAR CULTURAL - Edição Inverno
Responsável: ACORDAR - Associação Cultural do Médio Piracicaba
Reocupação do espaço urbano. A alegria de abraçar um(a) vizinho(a). As ruas e praças como lugar de convívio, não de conflito. O prazer de fazer algo com as próprias mãos e dividir com quem chegar, de coração aberto. Slow food. Pequenas ações que propiciam grandes sentimentos. A prática surgiu na França, ainda no século XVII, quando o “pique-nique” era conhecido por uma refeição na qual cada pessoa levava a sua parte. O piquenique como um momento de lazer em parques e praias surgiu dois séculos depois, quando foi incorporado também o significado da palavra inglesa “picnic”. Desde então, se tornou uma refeição coletiva, na qual se leva comida para dividir com todos.
Classificação: livre
Duração: aproximadamente 3h
Entrada: Levar lanche e 1 livro para troca
Local: Gramado da Prefeitura
18h
Mesa de debates
Tema: Diversidade / Inclusão / Cultura
Local: Salão de eventos do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade
22 de julho – Segunda-feira
12h às 14h
Intervalo Cultural
Atividades culturais com intervenções e apresentações de alunos e professores da UFOP João Monlevade
18h às 20h
Intervalo Cultural
Atividades culturais com intervenções e apresentações de alunos e professores da UFOP João Monlevade
Local: ICEA/UFOP
23 de julho – Terça-Feira
12h às 14h
Intervalo Cultural
Atividades culturais com intervenções e apresentações de alunos e professores da UFOP João Monlevade
18h às 20h
Intervalo Cultural
Atividades culturais com intervenções e apresentações de alunos e professores da UFOP João Monlevade
Local: ICEA/UFOP
18h
Oficina
Teatro em Conexão com a Cidade - 1º dia
Responsável: Cia do Infinito de Teatro
A oficina tem o intuito de aguçar a percepção dos sentidos, e a percepção da cidade como espaço cênico. O uso de técnicas e jogos lúdicos para um teatro de rua que entre em conexão com a cidade.
Duração: 3h
Classificação: livre
Nº Vagas: 20
Local: Salão de eventos do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade
24 de julho – Quarta-Feira
12h às 14h
Intervalo Cultural
Atividades culturais com intervenções e apresentações de alunos e professores da UFOP João Monlevade
18h às 20h
Intervalo Cultural
Atividades culturais com intervenções e apresentações de alunos e professores da UFOP João Monlevade
Local: ICEA/UFOP
14h às 17h
Oficina
Cartonagem - 1º dia
Responsável: Alesandra Alves
A oficina visa ensinar aos participantes a confeccionar objetos como caixas, blocos e porta-canetas. O objetivo principal é estimular o contato dos participantes com a arte.
Classificação:
Nº Vagas: 15
Local: Fundação Casa de Cultura
18h
Oficina
Teatro em Conexão com a Cidade - 2º dia
Responsável: Cia do Infinito de Teatro
A oficina tem o intuito de aguçar a percepção dos sentidos, e a percepção da cidade como espaço cênico. O uso de técnicas e jogos lúdicos para um teatro de rua que entre em conexão com a cidade.
Duração: 3h
Classificação: livre
Nº Vagas: 20
Local: Espaços públicos no centro da cidade
25 de julho – Quinta-Feira
14h às 17h
Oficina
Cartonagem - 2º dia
Responsável: Alesandra Alves
A oficina visa ensinar aos participantes a confeccionar objetos como caixas, blocos e porta-canetas. O objetivo principal é estimular o contato dos participantes com a arte.
Local: Fundação Casa de Cultura
18h
Oficina
Teatro em Conexão com a Cidade - Encerramento
Responsável: Cia do Infinito de Teatro
A oficina tem o intuito de aguçar a percepção dos sentidos, e a percepção da cidade como espaço cênico. O uso de técnicas e jogos lúdicos para um teatro de rua que entre em conexão com a cidade.
Duração: 3h
Classificação: livre
Nº Vagas: 20
Local: Praça do Povo
26 de julho – Sexta-Feira
14h às 17h
Oficina
Cartonagem - 3º dia
Responsável: Alesandra Alves
A oficina visa ensinar aos participantes a confeccionar objetos como caixas, blocos e porta-canetas. O objetivo principal é estimular o contato dos participantes com a arte.
Local: Fundação Casa de Cultura
Festa Julina do ICEA
Show com Trio Boiadeiro
Resumo/Release
Local: ICEA/UFOP
27 de julho – Sábado
15h
Oficina
Tye-dye (técnica de pintura em camisas)
Responsável: Marcelo Sputnik - AESSE - Associação Ecológica Serra do Seara
Nº Vagas:
Material: 1 ou 2 camisas branca (nova ou usada) podem está manchadas
Tie-dye ou tie and dye (em inglês, 'amarrar e tingir') é uma técnica de tingimento artístico de tecidos.
Trata-se de uma antiga técnica, tradicionalmente utilizada por várias culturas no mundo, especialmente asiáticas e africanas.1 No Japão, onde a técnica é conhecida como shibori, os mais antigos exemplares desse tipo de tingimento datam do século VI ao século VIII. 2
Contemporaneamente, o tie-dye teve um ápice entre as décadas de 1960 e 1970, entre adeptos do movimento hippie. Nos Estados Unidos, foi popularizado por músicos como John Sebastian, Janis Joplin, The Grateful Dead e Joe Cocker.
Local: Praça do Povo
17h
Teatro
Murion Cia de Teatro
Responsável: APACA
O grupo, natural da cidade de Padre Paraíso, é formado por jovens atores, desde 2008. O grupo conta do o apoio da Associação dos Produtores e Agentes Culturais Através da Arte (APACA), e tem suas atividades integradas no projeto Juventude em Alerta, na cidade de Padre Paraíso.
Local: Praça do Povo
19h
Música
Banda Le Trolls
O Le Trolls foi fundado em 2012, e é composto por: André Freitas, Bruno S. Oliveira e William Vitor.
Flutuando por diversas influências e observando o comportamento do cenário musical e artístico, o trio utilizou de um termo procedente da internet que identifica perfeitamente a personalidade do trio. Brincalhão, fanfarrão, pregador de peças, o Troll caiu como uma luva, para esboçar a energia e a ironia com o que o grupo se apresenta.
Após alguns meses de atividade o trio enxergou a necessidade de buscar sua identidade, que inspirou a composição de seu material autoral. Contando tanto com o trabalho de composição individual quanto com o trabalho em grupo, criar rock nos dias de hoje é algo no mínimo desafiador, é necessário inovação e muita dedicação. Utilizando de análises comportamentais, ironia, relatando fatos de experiências pessoais (ou não) o grupo segue compondo seu trabalho.
Duração: 1h30
Classificação: 12 anos
Local: Praça do Povo
20h30
Música
Banda Dunada
Duração: 1h30
Classificação:
Local: Praça do Povo
22h
Música
Banda In Rock
Formada no ano de 1996 pelo guitarrista Júlio César, a banda busca levar ao público música de qualidade, com um repertório clássico e exclusivo das bandas Deep Purple e Rainbow. A banda é caracterizada por buscar grande semelhança com o som original das músicas executadas, se preocupando desde em possuir um equipamento semelhante a aparelhagem das bandas originais e até em atingir timbres semelhantes na execução das músicas, para assim proporcionar ao público a sensação única de se estar presente nos shows das ilustres bandas Deep Purple e Rainbow.
Duração: 2h
Classificação: 14 anos
Local: Praça do Povo
28 de julho – Domingo
10h
Teatro
Espetáculo: Uma receita para Marceleza
Responsável: Cia O Salto
A palhaça Marceleza para conquistar seu pretendente precisa fazer uma receita. Ela conta com a ajuda do Crespo, do Fubá e da plateia.
Duração: 50 min
Classificação: livre
Local: Praça do Lindinho
15h
Intervenção
Tambores do Morro
Duração: 1h
Classificação: livre
Local: Praça do Povo
16h
Música
Coral Artes das Artes
Duração: 20 min
Classificação: livre
Local: Praça do Povo
18h
Música
Alejandro Yaques - instrumentista
Convidado: Mateus Xavier
Alejandro Yaques interpretará obras de jazz de Thelonius Monk, Charlie Parker, Miles Davis, como também composições próprias inspiradas nestes artistas. O artista procura trazer os clássicos do gênero, tanto para os ouvintes assíduos, quanto para os novos ouvintes para que possam desfrutar de suas apresentações. Para essa apresentação, contarará com a participação do músico monlevadense Mateus Xavier.
Duração: 1h
Classificação: livre
Local: Praça do Povo
19h
Música
Grupo Acúrdigos
O grupo musical ouropretano Acúrdigos, formado por Bráulio Santos (voz e violão), Ciro Mendes (voz e violão), Henrique Ibrain (bateria e voz), Juliano Pires (contra-baixo) e Bola (sax tenor), fechará a primeira noite do Encontro de Palhaços, com um variado repertório. Com cinco anos de existência, a banda, além do samba, toca também pop rock, MPB, samba rock, blues e música cubana. Som de qualidade para agradar a todos os públicos.
Classificação: livre
Local: Praça do Povo
Última modificação em 11/07/2013
Faça login em sua conta