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Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


DAE altera valor da tarifa de água


DAE altera valor da tarifa de água

Em reunião realizada na última segunda-feira, 29, o Conselho Municipal de Saneamento aprovou alteração nas contas de água do município em 15%. Com isso, o valor pago por 10m³ de água (taxa mínima) passa de R$17,32 para R$19,92 e entra em vigor a partir de 1º de agosto, conforme publicação do Decreto nº 094/2013.

O Conselho Municipal de Saneamento é composto por representantes do Executivo, do DAE, da Câmara Municipal de João Monlevade, da Acimon, de Clubes de Serviços e dos Sindicatos.

Na ocasião, depois de apresentado todo o comparativo entre receitas e despesas da autarquia, os membros do Conselho julgaram prudente e necessário reajustar o valor, a fim de se buscar um equilíbrio das contas e evitar que o DAE acumule dívidas devido à defasagem de arrecadação. Os conselheiros também levaram em conta o fato de que, desde 2011, não há alteração das tarifas e o DAE está com déficit em relação aos custos dos materiais, produtos e prestação de serviços que sofreram reajustes.

Entretanto, mesmo com esta alteração, a tarifa de água em João Monlevade é uma das mais baixas da região. Atualmente, o valor de 15m³ de água é de R$29,15. Com o reajuste, este valor passa para R$33,53 (15m³). Em Itabira, que consome esta mesma quantidade, paga R$33,77. Em Ipatinga, que é abastecido pela Copasa, conforme tabela ARSAE, o custo normal é de R$100,35 e R$90,30 para os beneficiários pela tarifa social. Em diversas regiões do estado, a tarifa base normal da Copasa, também conforme tabela ARSAE, é de R$ 94,65 e a tarifa social é de R$85,44.

Em João Monlevade, 1.192 pessoas são beneficiadas com a tarifa social, o que equivale a 5,08% dos consumidores. O benefício é autorizado para famílias cadastradas nos programas sociais do Governo e varia conforme o gasto mensal do consumidor.

Melhorias no abastecimento de água da cidade

O Diretor Executivo do DAE, Cleres Roberto de Souza, apresentou aos conselheiros as mudanças já realizadas na autarquia neste primeiros meses de Governo, a fim de sanar os problemas de falta de água nos bairros onde havia maior reclamação, gerar economia nas contas da Cemig e prover a redução do desperdício da água potável no município.

No bairro Burian, foram feitos cerca de 350 metros de extensão de rede pluvial para mudança e melhoria do sistema, resolvendo o problema de abastecimento de 60 famílias que estavam em situação crítica desde 2011, sendo abastecidas apenas por caminhão pipa.

No bairro Sion foi executada a obra de um subsistema de bombeamento no reservatório, a fim de ampliar o abastecimento dos bairros Sion, Paineiras e Nova Aclimação. Foi modificado, ainda, o sistema de abastecimento do bairro Promorar, levando água até a parte alta do bairro.

No bairro José Elói, foi necessário fazer a duplicação do bombeamento do sistema de água para ampliar o abastecimento dos bairros José Elói, São Benedito, São João e Castelo, já prevendo o crescimento desta região.

Também foi executado o projeto para eliminação de perdas de água na ETA e redução de perdas no sistema de abastecimento da cidade. O serviço consistiu no monitoramento dos reservatórios que extravasam água durante a madrugada e manutenção constante e imediata das redes de água, além da manutenção geral das bombas, registros e sistema elétrico.

O DAE também realizou serviços de rotina que estavam acumulados na autarquia desde o ano passado. Foram feitos 1.097 reparos e 309 ligações em redes de esgoto; 1813 reparos em rede de água, conserto de uma adutora, 845 ligações de água e mudanças de padrão. Realizou também extensões de esgoto e água, além de recomposições em passeio e calçamento.

Apesar da alta demanda de pedidos, o Departamento busca atender às solicitações o mais rápido, a fim de dar agilidade aos trabalhos, promovendo a melhoria na prestação do serviço, que é essencial à população.

Além dessas ações pontuais, a Administração do DAE tem buscado suprimir a taxa de inadimplência da autarquia, que é de aproximadamente 550 contas/mês, com a média de 250 cortes/mês. Em cada 10 cobranças realizadas pelos DAE, sete consumidores negociam e quitam a dívida.

 

 


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Última modificação em 02/08/2013