Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Prefeitura de Monlevade realiza palestra sobre HPV para educadores


Prefeitura de Monlevade realiza palestra sobre HPV para educadores

Secretaria Municipal de Saúde busca parceria dos educadores para conscientizar as adolescentes quanto à prevenção e a importância da vacinação contra o HPV

 

 

Na tarde de hoje, 20, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde – VISA, realiza palestra, no Plenário da Câmara Municipal, objetivando esclarecer e buscar a parceria dos educadores das redes municipais, estaduais e particulares para informar as adolescentes sobre os cuidados que devem ser tomados para não contrair o vírus HPV e sobre a importância da vacinação.

Cerca de 30 representantes das escolas do município, dentre eles diretores, secretários, professores de ciências recebem informações sobre o que é o HPV, os cuidados, sintomas e a importância das adolescentes de 11 à 13 anos se vacinarem. Um representante da Superintendência de Nova Era também esteve presente.

No encontro de hoje, educadores e profissionais discutem o assunto, esclarecendo as dúvidas e estreitando os laços para alcançar as metas estabelecidas pelo Governo Federal na vacinação de grande parte da população.

Como mais uma ação, em João Monlevade será realizado o Dia D, no dia 8 de março, data em que é comemorado o Dia da Mulher. A Secretaria Municipal de Saúde estuda, nesta oportunidade, a possibilidade de levar a vacina para as escolas que atendem adolescentes desta faixa etária.

HPV

Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença.  O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

De acordo com o Ministério da Saúde, em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 óbitos.

Devido aos altos índices da doença, após ser realizado estudos e levantamentos, o Governo Federal optou por acrescentar a vacina contra o vírus HPV no calendário de vacinação de mais de 4 milhões de meninas de 11 a 13 anos e, em 2015, a vacina será ofertada também para meninas de 9 e 10 anos. Essa vacina já está no mercado desde 2007 para a rede particular.

Para receber a dose, as adolescentes de 11 a 13 anos devem apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.  A opção pela faixa etária de 11 a 13 anos deve-se após estudos realizados, onde ficou comprovado que a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

A vacina estará disponível nos postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. 

[foto2][foto1]


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 20/02/2014